Pernambuco - 23 de agosto de 2017 - 04:14
Notícias / CONSELHO DELIBERATIVO
21 de junho de 2017 - 15:06

Cooperativas de crédito ganham incentivos para serem implantadas nas Associações Comerciais

Na 2ª reunião do Conselho Deliberativo, realizada nesta manhã, em Brasília, a pauta focou nas cooperativas de crédito e nos eventos do ICC e da CACB, ainda neste ano

A CACB vai liderar a implantação de cooperativas de crédito nas Associações Comerciais. Elas ganham espaço e conquistam os empreendedores pelas suas funcionalidades e condições favoráveis de sustentação econômica.

As cooperativas de crédito existentes (quase 100 mil) estão ajudando os empreendedores a superar os impasses causados pela crise e pela alta concentração do crédito no sistema financeiro que tem reduzido a oferta e aumentado o custo do dinheiro (juros). Depois de mostrar a “brutal” redução na oferta de crédito pelos bancos, o vice-presidente do Instituto Sicoob, Carlos Alberto dos Santos, citou o exemplo do Banco do Brasil que, em 18 meses, reduziu o saldo de operações de crédito em quase R$ 20 bilhões. Segundo ele, o ingresso do sistema CACB no setor de cooperativas de crédito vai inovar. No Paraná, por exemplo,  a experiência com as cooperativas está se consolidando e os ajustes foram feitos para tornar este segmento sustentável. Elas se ajustaram e, via fusões, passaram de 22 passou para 16. “A experiência que temos mostra que os recursos ficam na comunidade e ajudam as micro e pequenas empresas”, informa o presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa.

A CACB reconhece que a alternativa das cooperativas de crédito para as Associações Comerciais é fundamental. “Vamos incrementar a criação de cooperativas nas Associações, unindo o grande com o pequeno e vamos conseguir, passo a passo, ganhar mercado e deslanchar este trabalho”, referendou o presidente da CACB, George Pinheiro. A experiência do Paraná, onde as cooperativas são fortes e atuam há tempos, foi citada pelo vice-presidente de serviços da CACB, Rainer Zielasko. No mesmo sentido, Jonny Zulauf, da Facisc, mostrou a importância das cooperativas em Santa Catarina.

O encontro que a CACB promoveu em Maringá, junto com o Sicoob Unicoob, em maio, sobre o sistema cooperativas de crédito, despertou o interesse das filiadas que estão se preparando para criarem as suas cooperativas. Uma das observações feitas durante o encontro, pelo presidente da Federaminas, Emílio Parolini, foi em relação à sustentabilidade do sistema. “É importante ajustar esta questão”, enfatizou.

O objetivo da CACB não é apenas iniciar o processo de implantação de cooperativas de crédito, mas também garantir sustentabilidade ao sistema, como forma de preservar e fornecer crédito, com custo compatível e reaplicar os recursos nas comunidades, enfatizou o presidente da entidade. “Vamos estudar possibilidades de cooperativas virtuais. Esta é uma nova funcionalidade do sistema e estamos estudando todas as possibilidades”.

Missão da CACB à Austrália

O segundo ponto da pauta foi a CACB no cenário internacional. Para tanto, a entidade que conquistou a realização do 11º Congresso do ICC, em 2019, no Rio de Janeiro, vai participar em setembro, na Austrália, da 10ª edição do evento, em Sydney, na Austrália.

A programação foi detalhada na reunião, assim como o pacote de viagem que acontece de 17 a 23 de setembro próximo. Uma das observações, feita pela superintendente da CACB, Juliana Kämpf, é de que a concessão do visto australiano pode demorar até 30 dias úteis. Ela disse também que na programação de quarta-feira, dia 20 de setembro, a CACB oferecerá um jantar para 100 convidados como forma de divulgar a organização do próximo Congresso, com o objetivo de atrair investimentos estrangeiros para o Brasil. Maiores informações no www.missaoaustralia.com.br

4º Forum Nacional CACB Mil

O maior evento da CACB vai acontecer em Foz do Iguaçu, no Paraná, nos dias 18,19 e 20 de outubro. O 4º  Fórum Nacional CACB Mil será realizado simultaneamente ao Congresso Empresarial e a XXVII Convenção Anual da Faciap. A expectativa é reunir mais de 1500 participantes de todo País.

A CACB vai promover outros três eventos dentro do 4º Fórum CACB Mil. Trata-se do Encontro Internacional Al-Invest 5.0 e Empreender CACB: da reunião da União de Exportadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – UE CPLP e s 14h, reunião do Conselho Diretor da CACB.

A programação do encontro, que vai focar nas questões empresariais, está sendo elaborada.  O Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention será o local onde serão realizados os debates.

Projetos

Para finalizar, os coordenadores dos  projetos Progerecs e Empreender/Al-Invest fizeram um balanço dos resultados de cada um dos programas. Antonio Bortolin e Carlos Rezende explicaram o andamento a partir dos objetivos traçados para este ano.

Bortolin esclareceu como está a ampliação da rede de serviços do Progerecs e informou que formam firmadas parcerias com o Sicoob, tendo como piloto a Central Maringá, com a ANPREJ – Associação Nacional dos Presidentes de Juntas Comerciais, e com a FENACON – Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas. O coordenador, Carlos Rezende, por sua vez, mostrou como vai ser apresentado, em Foz do Iguaçu, os cases e as palestras de empreendedorismo, durante o encontro internacional do Al-Invest e Empreender CACB.

A presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária, Neiva Kieling, explicou a participação em eventos do CNME na Argentina e no Paraguai e o presidente da Confederação Nacional dos Jovens Empresários, Guilherme Gonçalves,  falou sobre os objetivos da Conaje que é formar jovens lideranças e incentivar as trocas em redes.

Deixe seu comentário
Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis
Revistas