Pernambuco - 20 de março de 2019 - 21:46
01 de junho de 2017 - 12:43

Encontro Estadual reúne associações em Caxias

A Associação das Empresas de Pequeno Porte da Região Nordeste do RS (Microempa), coordenadora do programa Empreender RS, está recebendo em Caxias do Sul empresários e autoridades dos municípios envolvidos para o Encontro Estadual do projeto. O Empreender é colocado em prática para fortalecer a rede de cooperativismo e associativismo e tem se consolidado pela atuação dos empresários que se unem para crescer nos negócios. Com esse encontro, que vai contar com a presença do coordenador nacional do Empreender, Carlos Rezende, o foco dos convidados de municípios gaúchos vai estar nos resultados do que foi construído pelas entidades participantes.

A Microempa, que assumiu o desafio em nome da Federasul, está à frente do Empreender Convencional, uma iniciativa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) com o apoio do SEBRAE. Nesta fase final do edital, cada município envolvido no programa, através das Associações Comerciais, vai apresentar os resultados obtidos nos 18 meses de atuação dos consultores e facilitadores junto aos empresários envolvidos. A Microempa encerra essa primeira etapa que envolveu, diretamente, oito municípios e nove projetos desde janeiro de 2016. Foram mais de 400 empresas em mais de 30 núcleos que atuaram para fortalecer a economia dos municípios com ações focadas no cooperativismo e no associativismo.

Para o presidente da Microempa, Jovenil Vitt Lima, que esteve acompanhando o andamento nos municípios participantes em todo o estado, ao agregar associações de regiões diferentes em um projeto que visa o desenvolvimento econômico e sustentável das empresas, a sociedade é beneficiada pela construção dessa rede de negócios que é possibilitada pelo Empreender: “Com a participação de várias cidades de nosso estado, as entidades expandem as perspectivas de atuação ao fazer um trabalho conjunto que possibilita a troca de ideias e o compartilhamento de realidades semelhantes que contribuem para o crescimento de todos”, destaca. Para ele, ao receber empresários de outras cidades em Caxias, surge também a oportunidade de realização de parceria para novos negócios. Assim, a Microempa possibilita a integração entre os municípios ao compartilhar realidades com uma perspectiva de trabalho conjunto. Ele ressalta que, ao unir a classe empresarial de municípios de regiões distintas, é promovida a união entre as entidades para a construção de demandas em comum.

O Encontro, que vai ocorrer de 05 a 07 de junho, terá a abertura oficial no dia 05 de junho, às 10h30min, na sede da entidade, em Caxias do Sul. No mesmo dia, os nove projetos do Empreender Convencional, realizados nas cidades de Caxias do Sul, Santiago, Vacaria, Lajeado, Farroupilha, Pelotas, Santa Cruz do Sul e Pinheiro Machado, serão apresentados. Nos dias 06 e 07 de junho, serão realizadas reuniões e capacitações para os consultores, em especial, a de “Planejamento e sustentabilidade dos Núcleos Setoriais”, que vai contar com Jordi Castán, consultor especialista em núcleos internacionais da SEQUA, integrante do Al-Invest 5.0.

O Encontro Estadual é uma realização da Microempa com o apoio da CACB, Federasul, Sebrae, All-Invest 5.0 e União Europeia.

Fonte: Microempa

Deixe seu comentário
Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis
Revistas