Pernambuco - 16 de setembro de 2019 - 20:27
Notícias / ACSP
20 de junho de 2017 - 10:54

Puxadas pelo Dia dos Namorados, vendas do varejo crescem 2,4% na 1ª quinzena de junho

Informação é do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP)

Depois de amargar dois anos consecutivos de quedas na primeira quinzena de junho, o movimento de vendas do varejo paulistano retomou o crescimento e apresentou um aumento médio de 2,4% nos primeiros 15 dias de junho de 2017, frente ao mesmo período de 2016. A informação é do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Já na primeira quinzena de junho de 2016, as vendas do comércio caíram em média 1,9% sobre igual período do ano anterior. E, em 2015, a retração foi de 3,9% na mesma base de comparação.

“O resultado de 2017 foi positivo, alavancado pelas vendas de presentes para o Dia dos Namorados”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
Segundo ele, outros motivadores de compra foram o cenário de inflação e juros em queda; o salário real em alta; as quedas da temperatura (beneficiando a moda Outono-Inverno), a liberação dos recursos do FGTS e a chegada das festas juninas.

A prazo e à vista

As vendas a prazo ficaram estáveis na primeira quinzena de junho (comparação anual), com uma leve queda de 0,1%. Já as vendas à vista cresceram 4,9%. “Predominaram presentes de menor valor, que são fortemente representativos na época do Dia dos Namorados”, diz Burti.

Variação mensal

Em junho de 2017 sobre o mês anterior, as vendas subiram em média 19,8% (22,1% a prazo e 17,5% à vista). O resultado é usual e indica que o Dia dos Namorados é uma data comemorativa em ascensão. No ano passado, por exemplo, as vendas cresceram em média 17,5% no mesmo período.

Projeção para o mês

Os indicadores de movimento de vendas em SP não podem ser projetados para o mês todo porque após a data, o mercado tende a se enfraquecer; o mês tem menos dias úteis do que maio; e as denúncias políticas podem abalar a confiança do consumidor.

O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Instituto de Economia da ACSP com base em amostra da Boa Vista Serviços.

Fonte: ACSP

Deixe seu comentário
Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis
Revistas