O Presidente

 

Jaime Espósito

Empreendedor por paixão e vocação. Proativo, prestativo, curioso, comunicativo e amigável, sempre disponível a cooperar com o próximo. Hábil em aprender e absorver novos conhecimentos e de fácil relacionamento. Assim podemos descrever, com algumas palavras, Jaime Espósito de Lima Filho, presidente em exercício para o biênio 2017/2018 da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Pernambuco (FACEP).
Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e com MBA em Gestão Empresarial pela CEDEPE Business School (CEDEPE), Jaime Espósito tem 32 anos, casado com Dárcia Espósito, e apesar de sua pouca idade, vive uma vida profissional intensa desde os 20 anos. Em 2005, ainda morando em Recife por conta dos estudos, foi aprovado no processo seletivo para Trainees da Ernst & Young, uma das 4 maiores empresas globais de Auditoria e Consultoria, presente em mais de 100 países e com mais de 150.000 profissionais ao redor do mundo. Como Trainee, Auditor e posteriormente Auditor Sênior, Jaime Filho, participou e liderou equipes de auditoria no atendimento de diversos clientes nacionais e multinacionais, tais como Coca-Cola, Wal-Mart, Grupo Pão de Açúcar, Würth, Dupé, Ello, Grupo Espírito Santo, Tecon Suape, J. Macêdo, Saint-Gobain, Del Monte FreshProduce, Grupo Farias, Grupo Tavares de Melo, Cosipar, Perlos, SDB, Termoaçu, dentre vários outros. Pelos trabalhos desenvolvidos nestas empresas, recebeu por 3 vezes o prêmio “Talent”, reconhecimento da Ernst & Young aos profissionais que se destacam em suas atividades. No ano de 2008, com apenas 3 anos de empresa, e com uma carreira promissora pela frente, Jaime Espósito optou por tomar um destino diferente, abdicando da carreira de auditor para administrar os negócios da família, a rede de Óticas Arcoverde, que tem sua matriz em Arcoverde e possui mais de 50 anos de existência. Atualmente, Jaime Filho é um dos Sócios-Diretores da rede, e responsável direto por 5 unidades de negócio, localizadas nas cidades de Arcoverde, Pesqueira, Custódia e Serra Talhada. Também possui especialização técnica em Óptica Oftálmica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), respondendo tecnicamente pelas empresas do grupo.

Sua vida no associativismo começou através da Associação Comercial e Empresarial de Arcoverde (ACA), em 2009. Ingressou na entidade como Diretor de Marketing e Eventos a convite da então presidente Jussara Pereira, cargo que ocupou durante 2 anos. Posteriormente, foi convidado por Sérgio Franklin, presidente da entidade durante o biênio 2011/2012, a ocupar o cargo de vice-presidente, já como possível sucessor à presidência. Eleito como presidente para o biênio 2013/2014, e reeleito para o biênio 2015/2016, Jaime Filho assumiu a ACA com o desafio de fortalecer o nome da entidade frente à classe empresarial, através da busca incessante de novos serviços e benefícios aos seus associados, que pudessem alavancar a economia local, gerar mais emprego e renda para Arcoverde, e fazendo da ACA um importante e essencial instrumento fomentador do desenvolvimento regional. Agora como presidente da FACEP, os objetivos não são diferentes, apenas mais desafiadores, devido à responsabilidade de assumir uma entidade que representa a classe empresarial de todo o estado de Pernambuco. Desafios, aliás, que sempre fizeram parte da sua intensa vida profissional. Agora à frente da FACEP, pretende estreitar cada vez mais os laços com as entidades de classe que buscam incansavelmente o fortalecimento do associativismo como catalizador do crescimento econômico regional e tornar a entidade um modelo de Federação a nível nacional.

Não cansando de empreender, Jaime Espósito também é sócio-diretor de outros dois negócios, voltados para tecnologia e inovação, as chamadas startups. No final de 2016 fundou o iglassclub, startup voltada para assinatura de óculos de sol e no início de 2017, fundou com mais 3 sócios a Databox, negócio voltado para big data, análise e mineração de dados, ambos os projetos contando com o apoio de importantes instituições como o Porto Digital, Armazém da Criatividade, Jump, C.E.S.A.R. e SEBRAE, onde nesta última, também atual como Conselheiro através do assento destinado à FACEP. Jaime também possui formação em Programação Neurolinguística (PNL) e Coach, é membro do Programa Endeavor Conecta e da Rede Global de Empreendedorismo do Recife (RGE).

Artigos do Presidente